quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Advogados do Cariri reclamam de falta de estrutura e exercício ilegal da profissão

Às vésperas da eleição que escolherá a nova direção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), profissionais do direito apontam uma série de problemas como desafios para os novos presidentes. Entre as reclamações, se destaca a falta de estrutura para desempenho das funções nos fóruns e a omissão da Ordem com relação ao exercício ilegal da profissão.

Segundo profissionais, que atuam nos Fóruns de Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira e Potengi, é gritante a falta de salas e estrutura mínima de apoio aos advogados. Segundo os relatos apenas em Santana do Cariri há uma sala, mas sem qualquer infraestrutura. Na ausência de locais adequados os advogados costumam usar a sala do júri para desenvolver suas funções.

A advogada Ana Carine, ressalta a situação de total abandono aos advogados que atuam nas cidades do Cariri. Para ela, existem os espaços, mas falta compromisso para viabilizar a infraestrutura. Ana Carine atua nos Fóruns de Nova Olinda, Altaneira e Santana do Cariri.

A advogada Ana Geórgia falou da sua insatisfação com a Ordem como entidade representativa e de defesa dos profissionais do direito. Georgia atua em Nova Olinda e, também, reclama da falta de estrutura. Segundo a advogada falta estrutura básica, como computador e internet nos fóruns. Ela ressalta que a estrutura é necessária para interposição de ações no processo judicial eletrônico.

Apesar de não querer se identificar, alguns advogados que atuam nos fóruns do Crajubar, denunciaram o abandono da profissão, por falta de estrutura de trabalho e baixa remuneração. Segundo os relatos, a OAB é omissa a política de implantação do piso salarial da categoria.

Segundo os advogados, o piso iria coibir a baixa remuneração e as longas jornadas de trabalho a serviço dos grandes escritórios do Estado. Além disso, há denúncias de exercício ilegal da profissão por falta de uma fiscalização mais consistente por parte da Ordem, principalmente, no interior do Estado.

Os candidatos a presidência da Subsecção de Juazeiro do Norte, José Boaventura Filho e Tarso Magno, falaram ao Jornal do Cariri sobre seus projetos. Boaventura destacou o desafio de amparar os novos advogados filiados a Ordem em Juazeiro. Segundo Boaventura, dos 1.110 advogados filiados e aptos a votar, cerca de 47% são jovens profissionais. Ele disse, que existem avanços e, ainda, muito o que fazer.

O candidato de oposição, Tarso Magno, acredita que parte dos problemas podem ser resolvidos, através do restabelecimento da autonomia financeira das subsecções. Tarso propõe, ainda, maior aproximação dos advogados com a população, por meio de palestras nas escolas.

A eleição para a escola dos novos presidentes acontece na próxima sexta-feira (20), nas sedes das subsecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário