segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Aberto em Fortaleza 13º encontro nacional de combate a corrupção

Aberta nesta segunda-feira (23), em Fortaleza, a 13ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Iniciada em 2003, o evento tem a coordenação do Ministério da Justiça e congrega órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil.

Durante a abertura, o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Beto Vasconcelos, destacou a evolução das políticas públicas que combatem a corrupção. Beto exemplificou a lei de delação premiada e órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal que estão mais fortalecidos.

Segundo a organização do evento, entre os avanços a serem destacados nesses 13 anos, estão a criação e desenvolvimento da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB); o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD); a criação de estruturas especializadas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro; entre outros.

Neste ano, uma das ações de maior destaque foi a definição de critérios para avaliar a transparência em entes públicos e privados. Os critérios foram adotados para avaliar todos os municípios do Brasil no ano de 2015.

Os debates prosseguem até a próxima quinta-feira (26) com o objetivo de definir uma política nacional de combate à corrupção e a lavagem de dinheiro. A previsão é que o encerramento do encontro seja feito pelo governador Camilo Santana; pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário