quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Senado aprova fim das doações empresariais para campanhas eleitorais

Foi aprovado na noite dessa quarta-feira (02), emenda do senador Jorge Viana (PT-AC), que proíbe totalmente a doação de empresas a campanhas eleitorais. Segundo Viana, além de contar com o apoio da população, a medida resolve o impasse no Supremo Tribunal Federal (STF), já que uma matéria semelhante está parada desde abril de 2014, por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

No Senado a matéria foi vitoriosa por 36 votos a 31. A decisão foi criticada pelos senadores da oposição, em particular PSDB e DEM. Em defesa das doações empresariais, o líder tucano, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), disse que não há "problema algum" em doação de empresas "desde que não haja extorsão".

Segundo pesquisa do Dataflha, 7 em cada 10 brasileiros apóiam a proibição. No STF, dorme uma campanha que reuniu mais de 7 milhões de assinaturas em apoio a emenda levada ao colegiado. No STF a emenda já recebeu 6 votos favoráveis. A decisão do Senado não é definitiva. A matéria deve passar por votação na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário