quarta-feira, 8 de julho de 2015

Câmara de Juazeiro: Rita Monteiro pede demissão de todos os secretários municipais

A vereadora Rita Monteiro (PTdoB), usou o grande expediente na sessão da Câmara de Juazeiro do Norte, dessa terça-feira (07), para desabafar sobre a falta de atenção dos secretários do município com os vereadores. Segundo Rita, os secretários não respondem aos requerimentos enviados pelos parlamentares.

Como solução para o problema, a vereadores sugeriu a exoneração de todo o primeiro escalão, indicado pelo prefeito afastado Raimundo Macedo (PMDB). Para a vereadora uma nova equipe pode significar nova mentalidade administrativa. A sugestão foi direcionada ao prefeito interino Luiz Ivan Bezerra (PTB).

Ainda no ritmo do desabafo, a vereadora denunciou o descaso do atual prefeito com relação às cinco famílias do sitio Campo Alegre, que devem passar por processo de desocupação na manhã desta quarta-feira (08). Segundo a vereadora, o prefeito está autorizando a ação sem antes buscar uma solução para o problema das pessoas.

O terreno, pertencente à Prefeitura, abriga cerca de 20 famílias e será cedido para construção de uma Clínica de Recuperação de pessoas com dependência química. A informação é que as casas devem ser derrubadas. Um grupo de vereadores, liderados por Rita confirmaram presença no local para tentar impedir a ação.

A vereadora Auricélia Bezerra (PSL), observou que o problema vem desde dezembro e nada foi feito. Para a vereadora, a palavra é descaso e falta de humanidade. Segundo Auricélia, as famílias não têm para onde ir.

Erro dos Poderes motiva greve dos Agentes de Saúde

Os Agentes Municipais de Saúde (ACS) estão em greve desde o último dia 22 de junho. Na sessão dessa terça-feira, cerca de 80 agentes foram a Câmara cobrar uma posição dos vereadores sobre sua reivindicação.

Segundo pronunciamento da diretora do SindSaúde, Márcia Vieira Coelho, a categoria está prejudicada com o corte no repasse de uma gratificação enviada ao Município pelo Governo Federal. O benefício de R$ 500 reais é enviado ao Município que desde o ano passado não repassa aos ACS.

O Município está assegurado por Lei aprovada na Câmara que retirou a gratificação. A maioria dos vereadores justificaram desconhecimento do projeto enviado a Casa e, por isso, o voto favorável.

Os vereadores Normando Sóracles (PSL) e Gledson Bezerra (PTB) avaliaram que o projeto foi uma “pegadinha”, por não deixar claro o verdadeiro objetivo. O vereador Tarso Magno (PR), pediu envio de ofício ao prefeito interino para que ele envie outro projeto a Câmara corrigindo o erro.

O benefício havia sido legalizado, através de aprovação de projeto do vereador Gledson Bezerra, há cerca de 4 anos. A votação do atual projeto anulou os efeitos do anterior. Segundo o vereador Cláudio Luz, no período em que a categoria ficou sem receber, o Governo Federal já repassou cerca de R$ 3,6 milhões ao Município.

Segundo Márcia, a categoria procurou o prefeito interino, Luiz Ivan, que teria anunciado um estudo de impacto financeiro. O vereador Gledson observou que o dinheiro é do Governo Federal, com carimbo para os ACS. “O dinheiro não pertence ao Município, por isso, não deve causar impacto”, disse Gledson.

O vereador Capitão Vieira Neto (PTN), sugeriu que o vereador Gledson Bezerra volte a apresentar o projeto de indicação para que a Câmara corrija o problema. A maioria dos vereadores foi favorável ao encaminhamento. Gledson deve sugerir, no projeto, que o recurso seja repassado direto aos agentes, sem interferência do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário