terça-feira, 17 de março de 2015

Operação da Polícia Federal prende ex-prefeito de Campos Sales

Uma operação da Polícia Federal (PF), denominada “Cristianopole”, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (17) e cumpriu mandados de prisão contra o ex-prefeito de Campos Sales, Paulo Ney; e mais os ex-secretários César Lima (finanças) e Luzeilton Santiago (obras), além de Cristian Martins, filho do ex-prefeito.

Os acusados foram denunciados pelo Ministério Público Federal, por desvio e lavagem de dinheiro público, durante os anos de 2009 a 2012. Segundo as investigações, o grupo era chefiado por Cristian Martins, que montou um esquema envolvendo empresas fantasmas administradas por “laranjas”.

Tiveram, também, prisão preventiva decretada outras pessoas conhecidas como Dieguinho, João Paulo e Colorau. Eles são acusados de participarem do esquema como “laranjas”. Todos os envolvidos foram levados a Delegacia da PF em Juazeiro do Norte, onde prestaram depoimento e, em seguida, foram liberados.

Coletiva de Imprensa

Ainda nessa terça-feira, a delegada da Polícia Federal, Josefa Lourenço, que comandou a operação, e o procurador da República, Celso Leal, que formalizou a denúncia, falaram sobre as investigações, em entrevista coletiva na sede da PF.

Segundo a delegada a operação apreendeu documentos que devem comprovar o desvio e lavagem de dinheiro público. A delegada revelou valores de cerca de R$ 400 mil reais desviados de convênio junto ao FNDE, no valor total de mais R$ 2,8 milhões.

O dinheiro, destinado a construção de escolas, acabou servindo para a construção de um condomínio de luxo na cidade. Segundo o procurador Celso Leal, há a comprovação de transferências de recursos do convênio para contas particulares.

Segundo o procurador federal as investigações continuam e a expectativa é que outros crimes sejam descobertos.

(Foto: Site Miséria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário