sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Secretário de Educação de Juazeiro não convence vereadores

O secretário de Educação de Juazeiro do Norte, Geraldo Alves, atendendo convite da Câmara Municipal, compareceu a sessão dessa quinta-feira (26), para falar sobre o reordenamento da rede escolar do Município. O secretário usou a tribuna durante pouco mais de 10 minutos e, apesar dos elogios pessoais, recebeu várias criticas com relação à política educacional desenvolvida pela sua pasta.

Segundo o secretário, o projeto em curso visa reorganizar as escolas para que no futuro, elas possam funcionar em tempo integral. Geraldo Alves observou que antes de qualquer decisão é realizado um estudo e feita uma discussão com a comunidade. “Todas as escolas estão sendo redimencionadas com o consentimento das comunidades, onde estão inseridas,” disse o secretário.

Para o vereador Tarso Magno (PR), se há a necessidade de reorganizar é porque está errado. “A verdade é que a nossa educação está um caos. Já são três greves em três anos. Quem tem condições não coloca o filho na rede pública,” disse Tarso, ressaltando que o fechamento de escolas ou turnos é o claro exemplo da falência da educação do município.

A vereadora Rita Monteiro (PTdoB), ressaltou que a presença do secretário na Câmara era tardia. Para a vereadora, o secretário deveria ter vindo antes do redimencionamento. “Esse modelo de redimencionamento é um lucro para a prefeitura, mas é um grande prejuízo para a comunidade escolar do Juazeiro,” disse Rita.

O vereador Cláudio Luz (PT), perguntou qual a real proposta do Governo Raimundo Macedo para a educação de Juazeiro. Na avaliação do vereador, até agora a política educacional do prefeito Raimundo Macedo só trouxe prejuízos a comunidade e aos professores. Segundo informou o vereador, cerca de 10 escolas foram fechadas e, somente, no bairro Antônio Vieira 200 alunos estão sem ter onde estudar.

Para finalizar seu pronunciamento, o secretário Geraldo Alves disse que educação não se faz somente com amor e sim com recursos. “Estamos aplicando mais de 70% do Fundeb, quando deveriam ser, no máximo, 60%. Isso faz com que diminuamos os investimentos que são necessários,” finalizou o secretário.

Caso Demutran

O vereador Bertran Rocha (PTdoB) usou a tribuna para fazer novas denúncias contra a direção do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte (Demutran). Para o vereador o órgão está sendo saqueado e passou de fiscalizador para uma instituição de terror.

O vereador disse que está sendo perseguido por ter feito as denúncias. Segundo ele, o diretor do Demutran, Leonardo Silva, autorizou várias blitz nas proximidades de seu lava-jato para inibir sua clientela. Além disso, o vereador disse que o diretor do órgão é conivente com as perseguições feitas por agentes de trânsito a cidadãos de Juazeiro do Norte, com excesso de multas.

Bertran denunciou, ainda, que o órgão está tomando os alvarás de taxistas e moto-taxistas para entregar a outras pessoas. O vereador citou um caso que aconteceu no ponto de taxi localizado no Assai Atacadista.

Sobre a liberação de motos sem o pagamento das taxas, o vereador disse que a prática continua acontecendo e que as motos são liberadas mediante propina e com o consentimento do diretor Leonardo.

Durante o pronunciamento, o vereador apresentou uma série de documentos que vai usar de base para formalizar denúncia ao Ministério Público do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário