segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Aprece reúne prefeitos do Cariri em Juazeiro do Norte

A Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) realizou reunião com os prefeitos da região do Cariri no sábado (13), no Hotel Iu-á, em Juazeiro do Norte. Durante o evento, com pouca participação dos gestores da região, foram discutidos problemas a serem enfrentados pelas prefeituras a partir de janeiro de 2015.

O presidente da entidade e prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento, levantou questões como reajuste do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), extinção de lixões e iluminação pública. Na avaliação do presidente da Aprece, 2015 será um ano de grandes dificuldades para os municípios.

Além do presidente Expedito Nascimento, compareceram a reunião os prefeitos de Barro, Neneca Tavares; Nova Olinda, Ronaldo Sampaio; Santana do Cariri, Danielle Abre; Missão Velha, Tardiny Pinheiro; e Mauriti, Evanildo Simão. O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, mandou como representante o presidente da Autarquia de Meio Ambiente, Eraldo Oliveira.

Durante o debate, o presidente Expedito Nascimento, falou que quase nenhum município está preparado para assumir a iluminação pública a partir de janeiro próximo. Sobre o assunto, o prefeito de Barro, Neneca Tavares, destacou que o Ministério Público, hoje, não faz qualquer cobrança junto às concessionárias, mas quando a tarefa passar a ser das prefeituras a cobrança vai passar a existir.

Outro assunto muito discutido pelos prefeitos foram as decisões judiciais que responsabilizam os municípios em situações que deveriam ser de responsabilidade dos governos do Estado e Federal. A Aprece foi cobrada por uma manifestação em favor das prefeituras para coibir a chamada judicialização da Saúde, principal foco das ações judiciais.

O prefeito Tardiny Pinheiro, levantou o debate da assistência da Aprece aos prefeitos, após eles deixarem os mandatos. Segundo Tardiny, o que se percebe é que os gestores ficam com vários processos administrativos, em sua maioria por atecnias, e sem qualquer assistência da entidade.

O prefeito Evanildo Simão destacou que a Aprece precisa alargar sua atuação na região do Cariri. Evanildo discutiu, ainda, das dificuldades e responsabilidades das atuais administrações. O prefeito de Mauriti debateu a importância da luta pelo repasse dos Royalties do Petróleo para amenizar a grave situação financeira das prefeituras.

Durante o evento foi anunciado à candidatura de Expedito para reeleição com o nome de Evanildo Simão para vice-presidente. Segundo Expedito, a presença de Evanildo na chapa é uma maneira de fortalecer a região do Cariri nas discussões dentro da Aprece.

(Foto: Beto Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário