segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cariri foi decisivo na eleição de Camilo ao Governo

Quem esperava uma eleição disputada voto a voto na região do Cariri na corrida ao Governo do Estado, acabou se decepcionando. Apesar de a região ser o berço dos dois candidatos que disputaram o segundo turno das eleições, o resultado acabou sendo desigual. O cratense Camilo Santana (PT) venceu o lavrense Eunício Oliveira (PMDB) na grande maioria dos municípios caririenses com uma margem folgada de votos.

Nos três maiores colégios, onde dois são governados pelo PMDB e um pelo PT, Camilo obteve mais de 70% dos votos, em média. No município do Crato, Camilo teve seu melhor desempenho com 83,09% dos votos, contra 16,91% de Eunício Oliveira. Em Juazeiro do Norte, o petista alcançou 74,01%, contra 25,99% do peemedebista. Na cidade de Barbalha, onde iniciou sua vida política, Camilo obteve 65,50% dos votos, contra 34,50% de Eunício Oliveira.

Até mesmo na terra natal de Eunício, o petista teve maioria. Em Lavras da Mangabeira, Camilo obteve 51,73% dos votos, enquanto Eunício chegou a 48,27%. No Cariri, o único colégio eleitoral onde Eunício Oliveira teve maioria de votos foi em Várzea Alegre. No município o peemedebista venceu com 52,21%, contra 47,79% do petista. Em toda a região Camilo obteve 372.856 votos, ou 50,75%, enquanto que Eunício alcançou apenas 163.826, ou 22,30% dos votos. Uma maioria de 209.030 votos em favor do petista.

O resultado é bem superior ao do 1º Turno, quando o petista teve uma maioria de 128.316 votos. No primeiro turno, Camilo teve 42,13%, enquanto Eunício Oliveira ficou 24,67%. Foram 309.537 votos pró Camilo, contra 181.221 para Eunício.

Nenhum dos candidatos comentou o resultado das eleições no Cariri. O peemedebista Eunício Oliveira, após o resultado, agradeceu os votos de modo geral e desejou boa sorte ao petista. "Eu quero agradecer aos mais de dois milhões de cearenses que foram às urnas e sufragaram o nosso nome. Aos que fizeram outra opção, espero que tenham feito livremente," disse Eunício.

O petista Camilo Santana agradeceu aos correligionários, militantes e eleitores, reconhecendo o grande desafio que deve enfrentar. As declarações foram feitas no comitê central da campanha em Fortaleza. “Vou governar para dar continuidade ao trabalho que sendo desenvolvido pelo Governador Cid Gomes. Quero manter o que está dando certo e avançar no que for preciso melhorar,” disse Camilo.

Sobre o Cariri, Camilo disse apenas que se sente devedor de todo o povo da sua região e que vai fazer um trabalho que abranja os benefícios a todos os cearenses. Ele reconheceu, ainda, que o Cariri enfrenta problemas no acesso a água, e mais os setores da saúde, segurança e educação, onde prometeu dedicar mais atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário